NOSSOS SERVIÇOS

O & M - Manutenção de usinas

A VGR Energy oferece o serviço de Operação e Manutenção (O&M) para garantir o correto funcionamento da planta fotovoltaica com qualidade máxima e, desta forma, não permitir a diminuição da eficiência de geração do sistema e da vida útil das placas e, também, possibilitar o correto funcionamento e manter as garantias dos equipamentos pertencentes à Usina Solar.

Quais os pilares da O&M em uma usina solar?

Com isso, dentro deste mesmo conceito, a O&M — Organização e Manutenção de usinas solares, consiste em limpeza das placas solares, inspeção de estruturas de fixação, elétrica e monitoramento remoto, cobrindo inversor, cabeamento, bateria, transformador, placas fotovoltaicas e o monitoramento integral do desempenho da geração de energia.

Apesar de instalações variarem bastante de caso para caso, como em tamanho, quantidade de módulos, marca de equipamentos, concessionária e até se vai haver bateria ou não, existem elementos básicos e universais que devem ser levados em consideração quando falamos de Operação e Manutenção de usinas solares.

Como funciona a O&M na prática?

Para garantir e separar a Operação e Manutenção por etapas, normalmente empresas especializadas em O&M fazem uma estratégia para cada tipo de abordagem necessária. Veja a seguir quais são:

Manutenção preventiva

Na manutenção preventiva há uma estratégia de inspeção de rotina. O objetivo é evitar quebras e perdas de produção. Se feitas de forma eficiente, a manutenção preventiva pode ser útil para diminuir o tempo de inatividade.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, como o próprio nome sugere, faz parte da estratégia de correção, onde as avarias do equipamento são corrigidas. Durante a vida útil de um sistema fotovoltaico, que é de em média 25 anos, esse tipo de manutenção será acionado várias vezes, mas esse número pode diminuir consideravelmente caso seja investido em manutenção preventiva e de condição.

Manutenção de condição

Na manutenção de condição são usados programas específicos para monitoramento das usinas, assim é possível priorizar e otimizar possíveis manutenções e usos de recursos. Essa estratégia também pode ser um bom investimento para quem quer diminuir as incidências de manutenção corretiva.

ESPINOSA / MG

SFV de 5,0 MW em solo | POT 5.OOO

MONTES CLAROS / MG

SFV de 5,0 MW em solo | POT 5.OOO

DOURADO / MS

SFV de 5,0 MW em solo | POT 5.OOO

LINHARES / ES

SFV de 1,2 MW em solo | POT 1.2OO